Frutas de Verão que fazem bem aos olhos

Que a fruta é fundamental numa alimentação equilibrada e saudável não é uma grande novidade. Mas sabia que o consumo de fruta, em particular alguns frutos mais nutritivos e menos açucarados, pode trazer inúmeros benefícios à sua visão?

As propriedades antioxidantes da fruta e as vitaminas A, C, E e K são as mais importantes para prevenir doenças oculares e impedir a progressão de doenças já existentes nos olhos. Uma dieta rica em fruta é fundamental para manter o seu olhar saudável.

Com a chegada do Verão, a fruta é ainda mais importante – para a saúde de todo o corpo! – na hidratação e na sua capacidade nutritiva. Saiba quais são os frutos da época que mais contribuem para a sua saúde visual:

FRUTOS VERMELHOS

Os chamados frutos vermelhos, silvestres ou do bosque são dos que mais bem fazem à saúde visual. Falamos do morango, da framboesa, do mirtilo, da amora, da groselha e da cereja, por exemplo, todos frutos sobretudo da época de Verão.

São ricos em vitamina C, que tem um papel fundamental na retardação da degeneração macular relacionada com a idade e na redução do risco de cataratas em desenvolvimento. A groselha é um dos frutos mais ricos nesta vitamina, mais do que os citrinos a que habitualmente a associamos.

Para além da vitamina C, os frutos do bosque são uma poderosa fonte de antioxidantes, que também ajudam na prevenção de doenças oculares como o glaucoma. A vitamina K, igualmente existente no mirtilo, bem como o ferro, muito presente no morango, são também propriedades que só fazem bem aos olhos.

MELÃO E MELOA

São frutas muito semelhantes, que podemos colocar no mesmo bolo de benefícios para a saúde visual. Também elas são fontes de vitamina C, muito importante para o equilíbrio de todo o corpo, em provitamina A, que se transforma em vitamina no organismo e contribui para a manutenção de uma visão normal.

O melão e a meloa caracterizam-se ainda por serem frutas muito frescas ideais para consumir numa estação tão quente como o Verão.

MELANCIA

Constituída em grande parte por água, a melancia é rica nesta vitamina A fundamental para a protecção da córnea, a parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. Tem também vitamina C e ferro, já referidos como nutrientes especiais nesta protecção da visão.

É ainda uma fonte de vitamina B6, que é fundamental na nossa alimentação saudável, e de magnésio, cujos benefícios para os olhos não estão comprovados – mas que contribui para activar outros nutrientes e enzimas importantes para a visão.

ALPERCE

Provitamina A e vitamina C, com todos os benefícios inerentes, são as principais características a destacar neste fruto de Verão. O alperce é ainda uma fonte de fibra, que contribui para o normal funcionamento do organismo.

AMEIXA VERMELHA

A vitamina A da ameixa vermelha tem um efeito antioxidante que evita a acção dos radicais livres com efeito nocivo para as células causadores, entre outros problemas de saúde, de cataratas.

A ameixa é também uma fonte de vitamina E, que torna o organismo mais forte para prevenir doenças oculares.

MANGA

A manga é também uma fruta rica em vitamina E, que ajuda a combater infecções nos olhos e a manter uma visão saudável. Esta vitamina ajuda ainda a reduzir o risco de degeneração macular relacionada com a idade.

Os antioxidantes estão presentes neste fruto tropical muito característico do nosso Verão que traz muitos benefícios à saúde.

kIWI

Protege os olhos com apoio nas suas vitaminas mais poderosas: a C e a E. São os trunfos do kiwi, também um fruto exótico que o nosso Verão proporciona e que não podia ser mais útil à nossa visão – na redução das doenças oculares mais evitáveis e na protecção dos nossos olhos.