8 cuidados a ter com lentes de contacto

O Verão é a época por excelência das lentes de contacto. São perfeitas para quem usa óculos no dia-a-dia e quer usar óculos escuros na praia ou na piscina, ou apenas sentir a liberdade no olhar sem óculos sobre o rosto.

Mas usar lentes de contacto, sobretudo no Verão, com o tempo quente e as andanças das férias, exige muitos cuidados na sua utilização e preservação diárias. Qualquer mau uso das lentes pode criar infecções nos olhos mais ou menos graves e que é preciso evitar.

A OPTICALIA tem por isso uma lista de cuidados a ter na utilização das lentes de contacto face aos óculos graduados para o/a guiar em tempo de Verão, preservando a sua saúde visual da melhor forma:

1 – ESCOLHER AS LENTES IDEIAIS

Na OPTICALIA, as lentes Vistasoft existem para três usos diferenciados: standard, para um uso diário e sem foco numa actividade que exija lentes especiais; sports, para quem faz desporto e precisa de liberdade de movimentos e sem limites; technology, para quem passa muito tempo a olhar para ecrãs e que ajuda a evitar a fadiga visual digital.

Dentro de cada gama existem ainda variadas opções de conforto e tipo de lente, para além da opção de lentes mensais – para utilização durante 30 dias – e diárias – para utilização diária, descartáveis e sem necessidade de preservação em soluções próprias.

2 – LAVAR E SECAR BEM AS MÃOS

Ao colocar as lentes de contacto, o primeiro e mais importante cuidado a ter é lavar bem as mãos e secá-las de seguida, antes de tocar na lente. O contacto com a água pode transmitir às lentes um microrganismo que causa graves infecções oculares, pelo que evitá-lo é essencial quando se lava as mãos.

3 – USAR GOSTAS LUBRIFICANTES

Tanto para colocar as lentes nos olhos como para retirar, e mesmo durante a utilização, é importante manter o olho lubrificado com gotas próprias. Particularmente em pessoas que sintam o olho seco ou irritado, as lentes de contacto podem tornar-se incómodas sem esta utilização regular de gotas lubrificantes.

4 – LAVAR AS LENTES

Depois de cada utilização, no caso das lentes mensais, estas devem ser lavadas com uma solução própria, para lhes retirar os resíduos do uso e vestígios de maquilhagem que possam ter ficado na lente.

Para isso, deve retirar as lentes, uma a uma, colocando-as na palma da mão, aplicando uma dose generosa do líquido sobre elas e esfregando para trás e para a frente (e não em movimento circular) com o dedo indicador.

5 – PRESERVAR AS LENTES

Mais uma vez no caso das mensais, as lentes devem ser, depois de lavadas, preservadas numa caixa própria, limpa. Deve depois ser aplicado sobre a caixa o líquido de preservação indicado para o tipo de lentes utilizadas, que permite desinfectá-las.

A desinfecção dura habitualmente entre 4 a 8 horas, pelo que é aconselhável não as utilizar nesse período e até deixá-las “descansar” durante a noite para que este processo decorra normalmente. Deve também manter os olhos longe dos líquidos de preservação, pois podem ser prejudiciais para os olhos.

6- SUBSTITUIR LÍQUIDO DAS CAIXAS

Este líquido de preservação / desinfecção das lentes mensais deve ser substituído diariamente na caixa, mesmo que as lentes de contacto não tenham sido utilizadas nesse dia.

A solução perde as suas propriedades de desinfecção e o próprio líquido pode criar bactérias que, em lugar de desinfectar, podem infectar as lentes e ser prejudiciais quando voltarem a ser colocadas nos olhos.

7 – LIMPAR E SUBSTITUIR A CAIXA DAS LENTES 

Regularmente, deve limpar a caixa onde preserva as lentes para que esta esteja livre de bactérias e possa infectar as lentes. Para além desta lavagem regular, as caixas das lentes devem ser deitadas fora e substituídas de 3 em 3 meses para evitar estes contágios.

8 – USAR E PRESERVAR COMO PRESCRITO

Estas dicas são importantes na utilização diária das lentes, no entanto o mais importante é seguir as indicações do médico ou optometrista para o uso e preservação das suas lentes de contacto. Deve também consultá-lo sempre que necessário e sempre que tiver alguma questão sobre lentes.

Ao mínimo desconforto, o conselho OPTICALIA é também que retire as lentes e volte à opção dos óculos graduados. É fundamental que os seus olhos estejam confortáveis e se mantenham saudáveis.