A luz azul e os efeitos nos nossos olhos

A luz azul faz cada vez mais parte da nossa vida. Mas o que é e de onde vem esta luz? E que efeito tem ela nos nossos olhos?

Neste artigo, mostramos-lhe como proteger os seus olhos dos efeitos prejudiciais da luz azul. E ainda, mantendo todo o estilo!

Os nossos olhos estão sujeitos a constantes agressões, quer seja da luz do sol ou das que nos chega através dos ecrãs. É sabido que cada vez mais contactamos com equipamentos digitais e eletrónicos. Este excesso de utilização provoca um aumento de complicações oculares: para além da vista cansada, a luz azul pode afetar a nossa visão a longo prazo.

Mas… O que é a luz azul?

A luz azul é uma parte constante do nosso dia a dia: está presente em fontes naturais, e artificiais. O sol, as lâmpadas LED, os ecrãs do computador, telemóvel e televisão são alguns exemplos.

Contudo, não é a luz azul, só por si, que é danosa para o nosso bem estar. A luz azul é composta por duas partes: a luz azul-turquesa e a luz azul-violeta. A primeira regula o nosso “relógio biológico”, aumenta a atividade do cérebro e traz benefícios para a memória, o humor, o estado de alerta e o desempenho mental. Já a luz azul-violeta em excesso, pode trazer alguns problemas para a nossa visão.

Apesar da luz azul estar tão presente à nossa volta, é o facto dos ecrãs a emitirem com maior intensidade que se torna problemático para a nossa visão – isto porque a quantidade de luz azul-violeta é também maior.

Efeitos da luz azul na nossa visão

Quando exposta à luz azul-violeta, a córnea do nosso olho não consegue bloqueá-la ou refleti-la. Assim, os nossos olhos, em contacto com esta luz têm maior dificuldade em focar. É o processo de constante adequação àquilo que vemos que provoca o cansaço na nossa visão.

Que problemas surgem com o excesso de exposição a esta luz?

A curto prazo podem surgir as seguintes consequências:

  • Olhos lacrimejantes;
  • Dor na vista;
  • Vermelhidão;
  • Comichão;
  • Visão turva.

Já a longo prazo, a exposição excessiva à luz azul pode causar inflamação da córnea e lesões na retina. Se não tivermos cuidado, podemos até desenvolver cataratas.

Como podemos proteger os nossos olhos?

Existem diferentes formas evitar o desenvolvimento de problemas na nossa visão derivados do contacto com a luz azul. Algumas passam por desenvolver simples mudanças nos nossos hábitos. Não sabe por onde começar? Damos-lhe 7 dicas simples que diminuem os riscos da luz azul:

  1. Escolher as luzes amarelas quentes para a iluminação da casa;
  2. Ao utilizar ecrãs, fazer intervalos frequentes e olhar para a distância;
  3. Alterar a luminosidade dos ecrãs. Prefira o amarelo ou alaranjado ao azul;
  4. Usar uma proteção de ecrã que proteja da luz azul no telemóvel e tablet;
  5. Reduzir ou eliminar a utilização de aparelhos eletrónicos 2 ou 3 horas antes de dormir e, principalmente, 30 minutos antes;

Contudo, o principal filtro de proteção está mesmo à frente dos nossos olhos: são os nossos óculos! O melhor conselho que lhe podemos dar para reduzir o impacto da luz azul na sua visão é apostar nuns óculos que bloqueiem a luz azul. Isto é facilmente conseguido através da aplicação de tratamentos específicos às suas lentes, na compra dos seus óculos graduados na Opticalia.

No que toca a óculos de sol poderá optar também pela compra de óculos polarizados ou com 100% de proteção UV. São bastante úteis caso despenda várias horas na estrada, ao sol ou junto da água.

Olhos protegidos com estilo!

óculos graduados opticalia com lentes contra luz azul
Conheça a coleção de óculos graduados exclusivos da Opticalia

A verdade é que os seus olhos devem ter sempre proteção. No entanto, isso não significa que deva deixar o estilo de lado. Não importa se prefere óculos de massa ou se os metálicos lhe assentam melhor. Na Opticalia encontrará o seu modelo de óculos preferido e depois é só pedir para lhe aplicarem o filtro da luz azul.

Teremos todo o gosto em ajudá-lo em qualquer uma das nossas lojas. Visite-nos e ser-lhe-ão recomendados os óculos indicados para si.


Siga o Instagram e Facebook de Opticalia para encontrar mais modelos de óculos de sol e óculos graduados, todas as semanas e acompanhar todas as tendências de moda e promoções disponíveis.