6 passos para cuidar da sua Saúde Visual ao computador

Hoje, Dia Mundial da Saúde, e especialmente em tempo de pandemia, é o momento para valorizarmos ainda mais o nosso bem-estar e apelarmos a um estilo de vida saudável. Neste artigo apresentamos alguns passos com vista à manutenção da saúde visual – especialmente indicado para quem passa muitas horas ao computador.

A luz azul está presente em dispositivos eletrónicos, como o ecrã de computadores, e apesar de fazer parte das nossas vidas de uma forma natural, está agora a ser “consumida” em excesso. A nossa exposição a este tipo de luz é, para muitos, prolongada e com grande proximidade aos olhos, o que tem captado a atenção de peritos que estudam os impactos desta luz na nossa saúde visual. Então, como podemos proteger os nossos olhos?

1. Ajuste a luminosidade do ecrã

É muito importante adaptar as definições de brilho e luminosidade do seu ecrã, de forma a responder às necessidades dos olhos, mantendo um equilíbrio. Por um lado deve evitar esforçar os olhos em ecrãs escuros, por outro também deve evitar contrastes brilhantes extremos, que poderão provocar sensação de cansaço ocular.

Dicas extra:
– Evitar utilizar o seu computador em espaços pouco luminosos;
– Se possível, active o filtro de luz azul nos dispositivos eletrónicos que disponham dessa funcionalidade.

2. Faça pausas regulares e, se possível, olhe pela janela e foque alguns pontos distantes a cada 20 minutos

Os nossos olhos ficam cansados após uma longa exposição ao computador, já que, neste caso, existe uma necessidade constante de focar as diferentes imagens e textos que surgem no monitor. As pausas regulares são valiosas, para que possa variar a distância do foco e luminosidade.

Dica extra:
– Para que o seu olho possa “descomprimir”, deve olhar, a cada 20 minutos, para um ponto longínquo, durante pelo menos 20 segundos.

3. Mantenha distância do ecrã: o seu braço esticado

O monitor do computador deverá estar a pelo menos 50 centímetros dos olhos – na linha destes ou preferencialmente um pouco abaixo. Quando colocamos os ecrãs demasiado perto dos nossos olhos, isso implica um esforço extra de focagem, com convergência dos olhos e contração do músculo intra-ocular.

Dica extra:
– Pode sempre aumentar um pouco o tamanho de letra dos textos e o zoom das páginas.

4. Atenção à postura

Uma postura correta, em principio, deverá ajudar a manter a distância correta ao ecrã. Reposicione o computador, de forma a que a direção do olhar forme uma diagonal para baixo e mantenha a cabeça e o pescoço direitos, com as suas costas encostadas à cadeira.

5. Diminua o tempo de exposição a ecrãs

Sabemos que as rotinas de hoje em dia implicam passar de ecrã em ecrã, mas é importante reservar algum tempo para descansar os olhos, evitando a exposição prolongada à luz azul mencionada acima. O desconforto que poderá sentir depois de uma longa utilização do computador pode resultar da fadiga ocular e olho seco, já que quando olhamos para os ecrãs a regularidade com que pestanejamos diminui.

6. Fale com o seu optometrista Opticalia 

O seu optometrista pode aconselhar quais as melhores medidas para proteger os seus olhos e quais os cuidados indicados para a sua rotina. Cada caso é um caso, pelo que na consulta deverá indicar quais os seus hábitos do quotidiano, para que o técnico possa apresentar soluções personalizadas. Os cuidados a ter com a sua saúde visual não se resumem aos passos mencionadas acima, mas estes poderão ser um bom ponto de partida.