Dicas OPTICALIA para óculos sempre limpos

Para quem usa óculos no dia-a-dia, a limpeza das lentes faz também parte das lides quotidianas, porque há sempre uma dedada inesperada que perturba a visão ou uma poeira que teima em querer agarrar-se à lente. Mas sabe quais os melhores métodos para limpar os óculos graduados com cuidado e segurança?

Uma limpeza adequada das lentes e das armações ajuda a preservar a vida do seu par de óculos que o/a acompanha todos os dias e a mantê-lo sempre novo. Sobretudo se as suas lentes tiverem tratamentos, é importante cuidar bem dos óculos para durarem mais tempo.

A OPTICALIA tem por isso as melhores dicas para limpar os seus óculos de forma simples, prática e muito segura, para que possa fazê-lo no dia-a-dia e da melhor forma:

LIMPAR OU LAVAR SEMPRE

Sobretudo quando se usa maquilhagem ou se está há muito tempo sem lavar os óculos. A melhor opção é mesmo lavá-los com água e sabão, mas caso tal não seja possível frequentemente, os óculos devem pelo menos ser limpos com um pano de microfibra com bastante regularidade.

Se não utilizar sempre os óculos graduados colocados no rosto, deve guardá-los sempre que possível dentro do estojo, com as lentes viradas para cima, evitando assim riscos e a acumulação de pó.

LAVAR E SECAR BEM AS MÃOS

Antes, durante e no final do processo, pois é igualmente importante que as poeiras e os detergentes utilizados não passem para os olhos.

Para além deste cuidado, quanto mais limpas estiverem as mãos durante toda a lavagem menos sujidade pode vir a afectar os óculos após a limpeza, sujando-os assim uma vez mais.

– LAVAR OS ÓCULOS –

LAVAR COM ÁGUA E SABÃO LÍQUIDO NEUTRO

A forma mais intensiva e apropriada para lavar os óculos graduados é mesmo com água da torneira e sabão líquido, ou com um detergente líquido neutro – quando muito concentrado, deve ser colocada apenas uma gota de detergente.

O ideal é lavar bem, mas cuidadosamente, as lentes e a armação com as mãos, deixando correr água e espalhando assim o sabão.

REMOVER O EXCESSO DE ÁGUA E SECAR OS ÓCULOS

Deve virar e abanar ligeiramente os óculos para remover o excesso de água da lavagem, que deve sair com facilidade. Se necessário, pode secá-los com um pano suave e de algodão, por exemplo uma toalha que nunca tenha sido lavada à máquina e que esteja bem limpa.
Um pano de microfibra limpo e lavado pode também ser usado para remover algum resto de água ou detergente que possa ter ficado agarrado aos óculos, sempre com o maior cuidado possível.

– LIMPAR OS ÓCULOS –

LIMPAR COM SPRAY DE LIMPEZA E PANO MICROFIBRA

A opção mais frequente de limpeza dos óculos, ainda que não possa, de todo, substituir a lavagem com água e sabão, é a utilização de um pano de microfibra que habitualmente acompanha a aquisição dos óculos graduados.

O pano a utilizar deve ser adequado ao tipo de lentes e ao seu revestimento e deve estar lavado e limpo. Antes de usar o pano, deve passar preferencialmente com um spray de limpeza próprio para lentes, de modo a remover a sujidade e evitar que o pano mova poeiras e risque as lentes.

É importante lavar frequentemente os panos de microfibra à mão, pois um pano sujo pode prejudicar também a limpeza dos óculos e a remoção dos óleos e das poeiras existentes. Mais uma vez, a lavagem com água e sabão deve ser privilegiada e mais frequente do que a utilização do pano de limpeza.