Dicas para limpar os óculos de sol

limpar os óculos de sol metálicos

O uso de óculos de sol é importante em qualquer altura do ano, contudo no verão torna-se indispensável. Com a chegada do tempo soalheiro aumentam também os momentos de descontracção em que os cuidados com os nossos óculos nem sempre são os melhores.

Neste artigo damos-lhe a conhecer algumas dicas sobre como deve limpar os óculos de sol de modo a manter a qualidade das lentes e a evitar que estas se risquem.

Os óculos de sol estão sujeitos a muitos riscos

Os nossos óculos de sol acompanham-nos durante todo o verão, complementando o nosso estilo. Quer seja nas idas à praia, à piscina ou até a uma esplanada, os nossos óculos estão sujeitos a muitos riscos – literalmente! Isto acontece porque nem sempre lhe damos o tratamento que merecem. Há tantas maneiras de “maltratar” as lentes dos nossos óculos que algumas tornam-se até um hábito.

Se pretende aumentar o tempo de vida dos seus óculos de sol ou graduados deverá avaliar a maneira como os cuida e ter atenção a alguns erros comuns, principalmente quando quer limpar os óculos.

Erros comuns a evitar quando está a limpar os óculos

Durante as férias os nosso óculos de sol ou graduados estão ainda mais sujeitos ao contacto com água, areia ou poeiras. Isto pode conduzir à necessidade de limpar as nossas lentes dos óculos de sol várias vezes por dia. Contudo, nem sempre temos por perto os materiais adequados de limpeza, o que nos “obriga” a optar por outros métodos, como por exemplo:

Erro #1 – Limpar os óculos com camisas ou t-shirts

Apesar de, muitas vezes, parecer a solução mais rápida, nunca deve usar a parte inferior de camisas ou t-shirts para limpar óculos de sol. Estes tecidos possuem fibras que podem danificar as lentes e estragar permanentemente os seus óculos de sol ou graduados.

Erro #2 – Usar papel de cozinha, lenços ou papel higiénico para limpar as lentes

Papel de cozinha, lenços ou papel higiénico também não são materiais adequados para limpar óculos de sol e devem ser evitados. Para além da possibilidade de riscarem as lentes dos seus óculos de sol, ainda as podem deixar cheias de partículas.

Erro #3 – Usar limpa-vidros doméstico para limpar as lentes dos óculos

Os produtos limpa-vidros domésticos nunca devem ser usados para limpar óculos de sol. Uma vez que não foram feitos para esse propósito, os ingredientes presentes nos mesmos danificam as lentes e os revestimentos facilmente.

Erro #4 – Não limpar os óculos com frequência

É comum surgirem dedadas ou outras nódoas nos óculos de sol com o uso. Recomendamos que limpe os óculos de sol todos os dias e, ao longo do dia, cada vez que se sujem. Desta forma, os seus óculos estarão sempre bem cuidados e sem riscos.

Outros dicas para tratar bem dos seus óculos de sol

Nem sempre os riscos surgem ao limparmos de forma errada os óculos de sol. Também ao pousarmos ou guardarmos os óculos incorrectamente podemos estar a danificar tanto as lentes como as armações:

  • Se retirar os óculos de sol não os coloque no topo da cabeça ou pendurados na gola da camisola – isto aumenta probabilidade de queda e de riscar as lentes;
  • Evite ao máximo colocar os óculos dentro da mala ou dos bolsos sem estarem protegidos por uma bolsa ou uma capa;
  • Ao pousar os óculos numa mesa ou na toalha, “feche” as hastes e garanta que as lentes ficam viradas para cima;
  • Resguarde os seus óculos à sombra – a exposição solar excessiva pode danificar as suas lentes e as armações;
  • Não leve os óculos para o mar! A água salgada oxida as lentes. Já nas armações de massa, pode torná-las quebradiças e levar à perda de cor e brilho. 

“Então… como devo limpar os óculos de sol correctamente?”

Spray, pano e já está!

Quando os seus óculos de sol têm apenas algum pó ou marcas de dedos, passe um pano de limpeza microfibra. Estes evitam os riscos nas lentes e são uma forma rápida de limpar óculos de sol.

Caso não baste, deverá usar um spray de limpeza próprio para as lentes, fazendo pequenos e cuidadosos movimentos circulares com o pano dobrado à volta de cada lente até estarem limpas. Se for necessário, repita o processo. Contudo, não se pode esquecer de levar consigo o seu pano e líquido para limpar os óculos!

Lave os óculos com água e sabão, uma vez por semana

Lavar os óculos com água corrente é uma prática que deverá repetir pelo menos uma vez por semana. Esta é a melhor maneira de dar às suas lentes uma limpeza mais completa. Poderá até sentir a necessidade de o fazer no final de um dia fora de casa. Conheça então os passos:

1º passo – a água é essencial

Comece por lavar as lentes dos óculos de sol, molhando-as por completo, com cuidado, evitando usar água quente! Este passo irá remover poeiras e outras partículas que podem riscar os óculos enquanto os estamos a limpar.

2º passo – lave, lave, lave

Utilize uma gota de sabonete neutro em cada lente e esfregue de forma delicada, tanto as lentes, como as hastes. Passe por água corrente até o sabão desaparecer por completo. Isto permitirá desengordurar as lentes e fará desaparecer as manchas que teimam em resistir.

3º passo – seque bem os seus óculos

Para secar, abane levemente os óculos de sol para remover o excesso de água e, depois, passe um pano de limpeza microfibra. Não se esqueça de lavar regularmente o pano microfibra para garantir uma limpeza eficaz dos óculos. Poderá fazê-lo utilizando água morna e sabão neutro ou na máquina, sem usar amaciador – usando o modo de “roupas delicadas”.

Limpar óculos de massa ou metálicos: há diferença?

Bem…a resposta é sim e não. São mais as coisas comuns entre limpar óculos de sol de massa ou metálicos do que diferenças. Contudo, existem alguns pontos a que devemos prestar especial atenção.

Como cuidar dos óculos de sol de massa

Esquerda – The Look: TLS5400; Topo – Victorio & Lucchino: VTS5400; Direita – Pepe Jeans: PJ2002

Caso possua uns óculos de sol como os Victorio & Lucchino, como os The Look ou até como os Pepe Jeans, habitualmente conhecidos como “de massa” esta informação é para si:

Ao lavar os seus óculos de massa deverá prestar atenção extra à temperatura da água. As altas temperaturas poderão danificar o revestimento, tornando as hastes mais susceptíveis à quebra.

Cuidados extra com óculos de sol metálicos

Esquerda: PJ2006; Topo: CB2010; Direita – Pull & Bear: PB1914

Se os seus óculos de sol forem mais parecidos com estes modelos metálicos Pepe Jeans, Pull & Bear ou Custo Barcelona eis o que deverá ter em conta:

Os óculos metálicos possuem pequenos orifícios onde são colocados os parafusos. Ao limpar os seus óculos com água esta poderá infiltrar-se nestas cavidades podendo, a longo prazo ser prejudicial para as suas armações. Aconselhamos que sempre que possível opte pelo spray de limpeza ou que tenha atenção redobrada no momento de secagem dos óculos de sol metálicos após lavar com água corrente.

Outro aspecto de limpeza a que deverá atentar relaciona-se com as almofadas nasais. Muitas vezes estas pequenas peças, habitualmente de borracha, ao assentarem no seu nariz ficam em contacto com óleos naturais da pele fazendo com que estas deslizem mais facilmente. Para evitar que isto aconteça deverá limpar também esta zona dos seus óculos de sol.

O truque é manter os cuidados com os seus óculos de sol!

O cuidado é o melhor remédio! Para garantir a longevidade do seus óculos de sol evite cometer os erros que lhe apresentamos neste artigo. Contudo, mesmo com o melhor dos cuidados, acidentes acontecem e o tempo desgasta os materiais.

Caso sinta a necessidade de renovar os seus óculos de sol, saiba que poderá escolher de entre a selecção de óculos de marcas exclusivas da Opticalia que encontrará na nossa loja online ou em qualquer uma das mais de 260 lojas Opticalia espalhadas pelo país – invista nuns óculos que lhe dêem estilo e protejam a sua visão!


Siga o Instagram e Facebook de Opticalia para encontrar mais modelos de óculos de sol e óculos graduados, todas as semanas e acompanhar todas as tendências de moda e promoções disponíveis.