Como usar máscara sem embaciar as lentes dos óculos? Damos-lhe 5 dicas.

A máscara de protecção passa a ser um acessório essencial e usá-la, em simultâneo, com óculos tem sido um desafio para muitos, em tempos de pandemia de COVID-19. Se usa óculos, já se deve ter deparado com este fenómeno: as lentes dos óculos embaciam com a respiração. Acontece sempre que a respiração húmida e quente entra em contacto com a superfície das lentes que se encontra mais fria. Mas como evitar que isso aconteça?

As dicas são muitas e circulam pela internet, mas atenção, alguns truques caseiros podem danificar as suas lentes. Soluções como utilização de sabão poderão resultar a curto prazo, mas gerar o desgaste das lentes e levantar novos problemas a longo prazo. Neste artigo encontra 5 dicas seguras e recomendadas por especialistas:

Utilizar produtos anti-embaciamento

Existem à venda nas lojas Opticalia produtos anti-embaciamento, tais como toalhetes e sprays. Este tipo de soluções revela-se eficaz, já que evita o embaciamento de forma segura e testada, não causando danos e distorção nas lentes. No entanto, o produto vai perdendo a sua eficácia com utilização e lavagem dos óculos, pelo que se aconselha a aplicar novamente de uma forma regular. Para quem prefere uma solução mais definitiva, existem também lentes anti-embaciamento à venda no mercado.

Ajustar a máscara ao nariz

A solução mais prática e rápida pode residir na forma como colocamos a máscara na rosto. Algumas máscaras de proteção têm um metal na zona do nariz, para melhor se adaptarem a essa zona do rosto. Depois de apertar o metal à medida do seu nariz, cobrindo-o, deve colocar os óculos por cima do tecido, impedindo a passagem do ar.

Apertar a máscara nas orelhas/nuca

Ajustar a máscara ao nariz poderá não ser suficiente, caso esta esteja solta nas zonas laterais. Para garantir que está bem colocada, deve apertar bem os elásticos nas orelhas ou na nuca. Pode testar desta forma: a máscara só estará bem colocada se não sentir ar a entrar ou a sair pelas laterais, na zona das bochechas.

No caso das máscaras de pano, optar pelo formato “bico de pato”

A diferença entre o formato “bico de pato” e o rectangular está na moldagem ao nariz. Enquanto que as máscaras rectangulares descartáveis têm o aplique de metal para ajuste, as de pano não costumam ter, o que facilita a passagem de ar até às suas lentes. Ao optar pelas máscaras caseiras no formato que cobre o nariz, poderá colocar os seus óculos por cima do pano, criando peso no tecido e ajustando ao formato do seu nariz – evitando assim, as passagens de ar que embaciam as lentes.

Colocar os óculos sempre por fora da máscara

Este ponto acaba por estar implicado em todos os anteriores, mas acreditamos ser importante reforçar. Por uma questão de saúde, a sua máscara deve sempre cobrir o nariz, aproximando-se naturalmente da zona onde assentam os óculos. Para evitar o embaciamento, deve assegurar que os seus óculos estão sempre por cima do tecido da máscara e nunca por dentro.

_______________________________________

Recordamos que as nossas ópticas já se encontram abertas e a realizar consultas de optometria, dentro de rigorosas normas de proteção pessoal e segurança. Caso necessite de aconselhamento profissional, marque a sua consulta telefonicamente na loja Opticalia mais próxima.

Contactos e localizações de lojas: https://www.opticalia.pt/localiza.html