Avançar da idade: vista cansada e presbiopia

vista cansada e presbiopia

É comum, com o avançar da idade, sentirmos a vista cansada podendo este ser um indicador de presbiopia. Uma maior sensibilidade ou intolerância à luz assim como dificuldade em focar pequenos objectos poderão ser fatores de alerta.

De seguida apresentamos-lhe as condições que podem surgir na sua visão com o avançar da idade e como pode ou não estar relacionado com Presbiopia.

Identificação de casos de Presbiopia

O cuidado com os nossos olhos é essencial. Contudo, só em consultas com especialistas é que se torna possível identificar problemas de visão que se podem acentuar ao longo do tempo e evitar que se agravem.

Bem se sabe que actividades como navegar nas redes sociais ou ler um livro, se podem tornar desgastantes para a sua visão. Mas sabe de que forma isso se pode manifestar na saúde dos seus olhos? 

Que sintomas podem surgir?

Os nossos olhos permitem-nos fazer o mais variado leque de tarefas. Contudo, por vezes não lhes damos a atenção e cuidados de que necessitam. Isto aumenta o risco de vista cansada que se pode manifestar em qualquer idade e através de diferentes tipos de mal estar:

4 sintomas da vista cansada ou presbiopia:

  • necessidade de semicerrar os olhos para ver bem;
  • olhos secos ou demasiado lacrimejantes;
  • irritação ou comichão nos olhos
  • dores de cabeça.

Estes sintomas, por vezes comuns durante a infância, podem ser detetados e tratados. Porém, muitas vezes só se manifestam com o avançar da idade, surgindo entre os 40 e 50 anos de idade. Torna-se essencial que, nestas idades exista uma maior regularidade de consultas para acompanhar o avanço dos problemas de visão.

Presbiopia – o que é?

Por vezes, os sintomas de vista cansada podem estar associadas a um quadro de Presbiopia. Esta é uma condição natural relacionada com a redução de elasticidade do cristalino do olho que se acentua com o avanço da idade. Isto conduz à diminuição gradual da capacidade de visão, nomeadamente a de focar objectos pequenos ao perto.

Como minimizar este problema

No dia a dia, existem hábitos danosos que devemos procurar evitar. Alguns deles estão associados ao uso excessivo de aparelhos eletrónicos que, com a sua luz azul contribuem para o desgaste da visão. Estes fatores conduzem a um agravamento dos sintomas de vista cansada ou presbiopia.

Mesmo usando óculos, poderá experienciar estes sintomas. Isto poderá significar que a sua graduação já não está adequada à sua vista ou ao seu estilo de vida. Nestes casos aconselhamos que se dirija a um especialista Opticalia. Ao realizar uma consulta de optometria, poderá ser-lhe aconselhada a lente ou tratamento correto para minimizar este desgaste natural e reduzir o mal estar associado.

Proteger os olhos com mais estilo

Independentemente da sua graduação ou tratamento que aplique às suas lentes, nas lojas Opticalia ou em www.opticalia.pt poderá encontrar modelos das marcas exclusivas e escolher os seus óculos graduados preferidos:


Na loja Opticalia mais próxima de si, poderá usufruir de uma consulta de Optometria com os nossos especialistas que lhe dirão se necessita de atualizar a sua graduação. 

Siga o Instagram e Facebook de Opticalia para encontrar mais modelos de óculos de sol e óculos graduados, todas as semanas e acompanhar todas as tendências de moda e promoções disponíveis.